IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Governo lança plano para promover imagem do agronegócio brasileiro

08/09/2017 09h12

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal instituiu um plano para promover o agronegócio brasileiro e agregar valor aos produtos agropecuários do país, segundo portaria do Ministério da Agricultura no Diário Oficial da União desta sexta-feira.

O plano, chamado "O Melhor do Agro Brasileiro", deverá enfatizar "a qualidade, a inocuidade e a sustentabilidade dos produtos agropecuários brasileiros" e a "promoção da produção agropecuária nacional nos mercados externos".

O movimento surge meses após a Polícia Federal deflagrar em maio a Operação Carne Fraca, que investigou empresas do setor pelo pagamento de propinas a profissionais encarregados da fiscalização dos produtos, o que levou diversos países a suspender importações de carne brasileira à época.

O Brasil já conseguiu reverter a maior parte das suspensões às compras de seus produtos de carne, mas o Ministério da Agricultura tem prometido mudanças após o escândalo, com revisões na fiscalização e nos sistemas de controle de qualidade.

De acordo com o ministério, as ações do plano incluirão organização das informações disponíveis sobre temas que impactam a consolidação da imagem do agronegócio brasileiro, a divulgação da qualidade dos produtos e criação de ações integradas de comunicação entre atores governamentais para consolidar a imagem do setor.

Acesse a portaria do ministério no Diário Oficial em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=08/09/2017&jornal=1&pagina=20&totalArquivos=752

(Por Luciano Costa; Edição de Gabriela Mello)