Bolsas

Câmbio

Com ritmo mais lento, venda antecipada de soja do Brasil chega a 11,3%, diz Safras

SÃO PAULO (Reuters) - A comercialização antecipada da safra 2017/18 de soja do Brasil avançou para 11,3 por cento da produção projetada, em um ritmo mais lento que o verificado para a temporada 2016/17 nesta mesma época do ano passado, informou nesta segunda-feira a consultoria Safras & Mercado com dados recolhidos até 11 de setembro.

No relatório do mês anterior, o Brasil havia vendido 7,6 por cento da safra de soja, cujo plantio se inicia normalmente entre meados de setembro e início de outubro.

Em igual período do ano passado, a negociação antecipada de soja envolvia 20 por cento da safra 16/17, enquanto a média histórica de vendas para esta época é de 21 por cento.

Levando-se em conta uma safra estimada pela consultoria em 113,204 milhões de toneladas, o total de soja já negociado é de 12,791 milhões de toneladas.

Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), preços mais fracos explicaram uma lentidão nas vendas em agosto.

"O fraco volume de vendas está em torno da queda nas cotações internas, que em agosto exibiram recuo mensal de 5,02 real/saca", disse nesta segunda-feira o instituto de análises ligado à federação dos agricultores no principal Estado produtor de soja do Brasil.

"Atualmente, os preços a termo para 2018 estão em patamares bastante semelhantes aos do preço disponível da safra 2016/17, enquanto que a pedida do produtor está bem acima do oferecido pelas tradings, o que trava a ocorrência de vendas", acrescentou o Imea.

Segundo o relatório do Imea, caso não haja novas altas nos preços internos neste mês, "espera-se que as vendas sigam 'de lado' por mais um tempo".

Já comercialização da safra 2016/17 do Brasil atingiu 80 por cento da produção projetada, ante 74 por cento no relatório anterior, segundo a Safras.

Com relação às vendas da safra de Mato Grosso 16/17, o Imea afirmou que a queda nas cotações também afetou as vendas dos produtores.

O Imea atualizou também o seu levantamento de vendas de milho da safra 2016/17, estimando que 79,5 por cento o total da safra já comercializada, ante 96,6 por cento da produção da temporada anterior nesta mesma época do ano passado.

(Por Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos