IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Processos contra a Equifax se amontoam após vazamento de dados

11/09/2017 16h40

(Reuters) - Mais de duas dúzias de ações judiciais foram movidas nos Estados Unidos contra a Equifax depois que a empresa de informações de crédito disse que ladrões podem ter roubado dados pessoais de 143 milhões de norte-americanos em um dos maiores ataques hacker na história

Pelo menos 24 ações judiciais federais relacionadas ao vazamento foram apresentadas no domingo, após a revelação pública do ocorrido pela Equifax e mais foram movidos na segunda-feira, mostram os autos. A maioria provavelmente será combinada em uma única peça de litígio nacional.

A Equifax disse ter descoberto o ataque em 29 de julho e estabelecido procedimentos com o objetivo de ajudar as pessoas a proteger seus números de seguridade social e outras informações de identificação. (https://www.equifaxsecurity2017.com)

Alguns processos criticaram a oferta da Equifax de um ano de monitoramento de crédito gratuito feito pelo seu produto TrustedID, e um deles sugeriu que a companhia poderia estar fazendo isso para criar bases para oferta de serviços mais caros adiante.

A ação citou um documento de 22 de fevereiro em que a Equifax, com sede em Atlanta, disse que mais empresas estão oferecendo serviços gratuitos ou de baixo custo, como pontuação de crédito, relatórios e monitoramento "como meio de introduzir os consumidores a produtos e serviços premium".

(Por Jonathan Stempel)