IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa renova máximas com perspectiva de avanço de reformas e tem 8ª semana de ganhos

15/09/2017 18h37

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista subiu mais de 1 por cento nesta sexta-feira, renovando a máxima histórica, e registrou a oitava semana seguida de ganhos, com a percepção de que o governo ainda tem forças para avançar sua agenda de reformas apesar da nova denúncia contra o presidente Michel Temer.

O Ibovespa fechou em alta de 1,47 por cento, a 75.756 pontos, renovando máxima histórica de fechamento após marcar novo recorde intradia mais cedo, a 75.820 pontos. Na semana, o índice acumulou alta de 3,66 por cento.

O giro financeiro somou 15,8 bilhões de reais, acima da média diária para mês até a véspera, de 9,57 bilhões de reais.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, denunciou na noite passada o presidente Temer ao Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de organização criminosa e obstrução de investigações sob a acusação de liderar um esquema de desvio de recursos, pagamento de propina e outros delitos desde 2006 até os dias de hoje.

No entanto, embora o início dos negócios tenha sido marcado por um movimento mais contido, o tom positivo foi ganhando força conforme cresceu a visão de que a mais recente denúncia não vai atrapalhar o andamento das reformas e a recuperação econômica.

"Essa consciência está se tornando cada vez mais comum, de que não precisa existir o pânico. É preciso cautela, claro, mas estamos vendo que as coisas estão se movendo e o país está conseguindo separar a situação política da econômica", disse o analista da Um Investimentos Aldo Moniz, acrescentando que a perspectiva de retomada da economia ajudou a aquecer, neste pregão, setores ligados ao consumo.

No exterior, a cautela com questões geopolíticas se dissipou ao longo do dia, sem que uma explosão no metrô de Londres e o lançamento de um míssil pela Coreia do Norte, que ultrapassou o norte do Japão e caiu no Oceano Pacífico, conseguissem tirar o fôlego do mercado.

DESTAQUES

- JBS ON avançou 3,03 por cento, engatando o terceiro pregão de ganhos e acumulando alta de 9,53 por cento no período, em meio ao noticiário intenso envolvendo seus executivos e a expectativa pela troca de comando da empresa. Na véspera, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin converteu as prisões temporárias dos executivos da J&F Joesley Batista e Ricardo Saud em preventivas e deu um prazo de dez dias para que eles se manifestem sobre o pedido do procurador-geral da República de rescisão da delação premiada. Além disso, também como pano de fundo estavam notícias publicadas pela mídia de que bancos de investimentos estão se movimentando para buscar candidatos interessados em comprar a JBS.

- ITAÚ UNIBANCO PN teve alta de 1,87 por cento e BRADESCO PN ganhou 2,13 por cento, dando respaldo aos ganhos do Ibovespa devido ao peso desses papéis em sua composição.

- VALE ON avançou 0,54 por cento, em movimento de recuperação após acumular queda de 4,65 por cento nos dois pregões anteriores, apesar de nova queda para os contratos futuros do minério de ferro na China.

- USIMINAS PNA ganhou 2,97 por cento, CSN ON teve alta de 4,43 por cento e GERDAU PN subiu 1,84 por cento, apesar da queda nos contratos futuros de aço e minério de ferro na China. Segundo operadores, as ações do setor ganharam suporte da perspectiva positiva em relação à agenda de privatizações e aquecimento da economia, com potencial para aumento de investimentos em infraestrutura.

- BR MALLS ON avançou 4,39 por cento e MULTIPLAN ON teve alta de 3,94 por cento, com as perspectivas para aquecimento do consumo dando respaldo aos ganhos das administradoras de shopping centers. O otimismo foi corroborado nesta sessão após a divulgação de que o faturamento do varejo brasileiro cresceu 1,5 por cento em agosto, a primeira alta em dois anos, segundo dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

- BRASKEM PNA subiu 0,73 por cento, após informar na véspera que assinou acordo para encerrar ação coletiva de investidores nos Estados Unidos, que prevê o pagamento pela Braskem de 10 milhões de dólares. Também no radar estava a elevação do preço-alvo para as ações da petroquímica feita pelo UBS, para 49 reais, ante 45 reais.

- CESP PNB, que não faz parte do Ibovespa, caiu 4,62 por cento, após o governo paulista suspender a privatização da empresa, que opera três hidrelétricas no Estado de São Paulo.

(Por Flavia Bohone)