Índice acionário de Xangai termina semana em queda por sinais de que economia da China perde força
XANGAI/TÓQUIO (Reuters) - O índice de Xangai recuou nesta sexta-feira e terminou a semana com perdas devido a uma série de dados fracos que sugerem que a segunda maior economia do mundo está começando a perder força diante dos crescentes custos de empréstimos e dos cortes de capacidade determinados pelo governo.
O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,04 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,53 por cento.
Na semana, o CSI300 acumulou alta de 0,1 por cento, enquanto o SSEC teve queda de 0,3 por cento.
Os dados decepcionantes divulgados na quinta-feira ofuscaram um pouco o crescimento surpreendentemente robusto da China no primeiro semestre, que havia elevado com força os lucros das empresas.
O investimento em ativos fixos, um dos principais motores do crescimento da China, cresceu 7,8 por cento entre janeiro e agosto ante o ano anterior, o ritmo mais fraco em quase 18 anos, enquanto a produção industrial e as vendas no varejo também cresceram menos do que o previsto.
Analistas destacaram a desaceleração no investimento em infraestrutura, bem como o impacto das ações do governo para fechar minas e fábricas altamente poluentes para reduzir a poluição do ar.
Mas eles acrescentaram que, embora o impulso possa diminuir ligeiramente, a expectativa é de que o crescimento da China permaneça relativamente robusto durante o resto do ano e atinja com facilidade a meta do governo de cerca de 6,5 por cento.
O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,14 por cento às 7:43 (horário de Brasília).
Mais cedo, porém, o índice recuou depois que a Coreia do Norte disparou outro míssil sobre o Japão nesta sexta-feira, demonstrando a postura desafiadora de Pyongyang contra a intensificação das sanções da Organização das Nações Unidas.
. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,52 por cento, a 19.909 pontos.
. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,11 por cento, a 27.807 pontos.
. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,53 por cento, a 3.353 pontos.
. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,04 por cento, a 3.831 pontos.
. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,35 por cento, a 2.386 pontos.
. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,25 por cento, a 10.580 pontos.
. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,35 por cento, a 3.209 pontos.
. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,76 por cento, a 5.695 pontos.
(Por Hideyuki Sano, Luoyan Liu e John Ruwitch)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.