IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Órama vai expandir operações, abrir escritório em São Paulo e oferecer home broker

15/09/2017 15h34

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - A Órama Investimentos vai expandir suas operações e abrir um escritório em São Paulo até o início do próximo ano, além de passar a oferecer em sua plataforma a opção de investimento direto em ações, via home broker.

Com sede o Rio de Janeiro, a empresa é uma das cinco maiores plataformas de investimento do país e está definindo o local onde ficará o escritório de São Paulo, assim como o tamanho da equipe para iniciar as operações da cidade.

Atualmente, a Órama conta com uma equipe de 80 funcionários, todos no Rio de Janeiro, além de ter dez vagas abertas também na capital fluminense. Há pouco mais de um ano, a equipe contava com apenas 30 pessoas, segundo o presidente-executivo, Habib Nascif Neto.

A venda de uma participação minoritária ao Grupo Globo, anunciada em junho, ajudou a acelerar os planos de expansão da plataforma, segundo o executivo.

"Nós já tínhamos feito fortes investimentos em diversas frentes e para continuarmos investindo achamos que era o momento de buscar um parceiro", disse Nascif Neto, acrescentando que a manutenção da independência para tocar o negócio era crucial para fechar o acordo, que não teve detalhes revelados.

A empresa monta seu escritório em São Paulo num momento de acirramento da concorrência, com a compra de participação da XP pelo Itaú Unibanco, além da compra de uma fatia da Guide Investimentos pelo grupo chinês Fosun.

A entrada de outros grupos na Órama, assim como a compra de operações de outras empresas não está no radar da plataforma de investimentos no momento, embora a empresa não esteja fechada a conversas.

"Não estamos conversando com ninguém (para comprar ou para vender uma fatia), mas sempre estamos abertos a conversar, não só pelo dinheiro, mas pela possibilidade de encontrarmos parceiros que podem ser estratégicos", disse Nascif Neto.

Atualmente, a plataforma oferece investimento em renda variável apenas via fundos e vai passar a oferecer os serviços de home broker no primeiro semestre do próximo ano.

"A nossa base de clientes demanda uma plataforma plena e nós precisamos ampliar os serviços", disse Nascif Neto. Atualmente, a Órama tem cerca de 100 mil clientes cadastrados, sendo que deste total, 24 mil têm movimentação constante nas contas. O objetivo da empresa é fechar 2017 com 30 mil clientes ativos. Há um ano, esse número era de 10 mil.