IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil perdeu liderança em minério de ferro por burocracia, diz diretor da Vale

18/09/2017 17h12

BELO HORIZONTE (Reuters) - O Brasil precisa urgentemente reduzir a burocracia para atrair mais investimentos no setor de mineração, disse nesta segunda-feira um diretor da mineradora Vale, para quem a lentidão em processos como o licenciamento ambiental foi responsável pela perda, pelo Brasil, da posição de maior produtor global de minério de ferro para a Austrália.

"Perdemos a posição de maior produtor de minério de ferro para a Austrália porque passamos dez anos sem licenciar uma mina", disse o diretor-executivo de Recursos Humanos e Consultoria Geral da Vale, Clovis Torres.

O executivo disse que uma redução da burocracia e um trâmite mais ágil de processos poderiam incentivar a atuação no país de pequenas mineradoras, conhecidas no setor como "junior companies", que geralmente realizam pesquisas e abrem caminho para a entrada posterior de grandes companhias nos investimentos.

"Elas são um instrumento fortíssimo para o desenvolvimento do setor mineral... mas a Vale passou anos sem abrir uma mina porque não conseguia licenciar... como uma empresa junior pode ficar anos esperando?", questionou Torres ao participar de debate no Congresso Brasileiro de Mineração, em Minas Gerais.

(Por Luciano Costa)