IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Vale implementará nova estratégia para crescer após reduzir dívida, diz diretor

18/09/2017 18h16

BELO HORIZONTE (Reuters) - A mineradora Vale tem trabalhado em estudos para definir uma nova estratégia de crescimento, que deverá ser colocada em prática quando a companhia cumprir sua meta de reduzir o endividamento para níveis confortáveis, disse nesta segunda-feira o diretor-geral de Recursos Humanos e Consultoria Geral da empresa, Clóvis Torres.

"Estamos aí numa retomada, cumprindo o que prometemos no nosso planejamento estratégico... Vamos cumprir o mais rápido possível, para chegar a níveis confortáveis de endividamento, e a partir daí você tem que ter, sim, uma estratégia de crescimento definida. Para buscar aí, seja diversificação, seja fusões e aquisições, seja crescimento mesmo com novos projetos", disse Torres a jornalistas.

"É isso que a gente está hoje desenhando."

O executivo, que participou de congresso do setor de mineração, disse que a definição dessa estratégia é "o principal desafio" do novo presidente da Vale, Fabio Schvartsman, que assumiu o cargo em maio.

"Essa é a mudança que ele se propõe a colocar na mesa", afirmou.

Schvartsman disse ao final de julho que a meta de reduzir o endividamento para cerca de 15 bilhões de dólares deve ser atingida apenas durante 2018. No fim do segundo trimestre, a dívida líquida da empresa estava em aproximadamente 22 bilhões de dólares.

(Por Luciano Costa)