Maia assina MP que afrouxa exigências para Estados alongarem dívida com União
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da República em exercício, Rodrigo Maia (DEM-RJ), assinou nesta quarta-feira Medida Provisória que afrouxa exigências para os Estados alongarem suas dívidas junto à União no âmbito de lei assinada no fim do ano passado, abrindo caminho para o Rio de Janeiro fazê-lo.
Segundo uma fonte da equipe econômica com conhecimento direto do assunto, a MP não é de exclusivo interesse do RJ. Sem ela, contudo, o Estado não conseguiria ir adiante com sua repactuação.
Na prática, a MP excepcionaliza vedações previstas em diversas legislações autônomas que proíbem Estados inadimplentes com cadastros como Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC) e Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN) de contratarem com a União.
Na exposição de motivos da MP, o governo argumenta que esse afastamento "faz-se fundamental" para contratação, aditamento, repactuação e renegociação de operações de crédito, concessão de garantia pela União e contratação com a União, conforme o caso.
"A permanência de tal exigência pode consistir em barreira para o acesso a medidas que possibilitariam a recuperação fiscal", acrescentou o texto.
(Por Marcela Ayres)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.