BCE lançará nova taxa de referência após falhar em mudança
FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu lançará uma nova taxa de referência overnight até 2020, afirmou nesta quinta-feira, potencialmente criando um novo índice de referência depois que o setor bancário não conseguiu renovar instalações existentes atingidas por fraudes e diminuição da liquidez.
As taxas de empréstimos interbancários, como a Euro Interbank Offered Rate (o Euribor) e seu equivalente em Londres, o Libor, são utilizadas para precificar os bilhões de euros em derivativos e, em alguns países, determinar os juros sobre hipotecas.
Mas a confiança nelas diminuiu à medida que as alegações de fraude e os volumes acentuadamente baixos aumentaram o espectro de distorções que podem afetar os preços dos ativos e frustrar a transmissão da política monetária do BCE para a economia real.
"Ambos os índices dependem das contribuições voluntárias de dois painéis distintos de bancos, cujos número caíram fortemente nos últimos anos", disse o BCE.
"A taxa de juros, que será produzida antes de 2020, complementará as taxas de referência já existentes produzidas pelo setor privado", disse o comunicado do BCE.
Mas o poder do BCE para substituir os índices existentes é limitado, pois só pode calcular uma taxa overnight, uma vez que as taxas de prazos mais longos podem ser interpretadas como uma postura de política monetária desejada, afirmou.
(Por Balazs Koranyi)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.