Bolsas

Câmbio

Futuros de aço e minério de ferro desabam na China com preocupação sobre demanda

MANILA (Reuters) - Os futuros de aço e minério de ferro na China caíram para mínimas em várias semanas nesta sexta-feira, fechando com as maiores perdas semanais em meses, pressionados pela demanda enfraquecida e pelo rebaixamento do rating de crédito do país asiático pela Standard & Poor's.

     Uma venda generalizada de futuros de aço pesou também sobre os preços do minério, com baixas ainda mais acentuadas após o forte rali deste ano, em grande parte impulsionado pelos esforços da China em cortar o excesso de capacidade na indústria.

O contrato de vergalhão de aço mais ativo na Bolsa de Xangai fechou com queda de 4,5 por cento, a 3.554 iuanes (539 dólares) por tonelada, depois de atingir o menor nível desde 31 de julho, a 3.527 iuanes.

Em paralelo, o contrato de minério de ferro mais negociado na Bolsa de Dalian chegou a 463,50 iuanes por tonelada, nível mais baixo desde 17 de julho. Na semana, ele perdeu 8 por cento, a queda mais intensa desde o início de maio.

"A demanda por minério de ferro deve enfraquecer no inverno, porque as fábricas de aço irão cortar a produção e a oferta de minério vai subir conforme as mineradoras globais produzem mais no último trimestre do ano", disse um operador em Shandong, na China.

(Por Manolo Serapio Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos