IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC piora projeção para mercado de crédito e passa a ver estabilidade em 2017

27/09/2017 13h00

BRASÍLIA (Reuters) - O Banco Central piorou sua projeção para o mercado de crédito no país em 2017 e passou a ver estabilidade do estoque, contra expectativa anterior de expansão de 1 por cento, diante da fraqueza estimada para o crédito direcionado no ano.

Divulgada pela autoridade monetária nesta quarta-feira, a estimativa vem a reboque da diminuição do papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na concessão de crédito no país.

Em sua revisão de estimativas, o BC passou a ver uma contração de 0,5 por cento para o crédito direcionado em 2017, ante cálculo feito em junho de uma alta de 1 por cento.

Para o crédito livre, em que as taxas de juros são livremente definidas pelas instituições financeiras, o BC melhorou sua expectativa a um crescimento de 0,5 por cento neste ano, ante estabilidade anteriormente.

Nesta quarta-feira, o BC divulgou que o estoque total de crédito no Brasil caiu 0,1 por cento em agosto sobre julho, a 3,047 trilhões de reais, refletindo a persistente debilidade no volume de financiamentos no país a despeito de condições mais baratas para a tomada de empréstimos.

Com o resultado de agosto, o estoque geral de crédito passou a responder por 47,1 por cento do Produto Interno Bruto (PIB), contra 50,4 por cento em igual mês do ano passado.

No acumulado dos oito primeiros meses do ano, a retração do estoque chegou a 1,9 por cento, recuando 2,2 por cento em 12 meses.

De janeiro a agosto, tanto o estoque de crédito livre quanto o de crédito direcionado caíram 1,9 por cento.

Considerando somente o crédito concedido a empresas pelo BNDES, o recuo no acumulado do ano foi de 7,7 por cento.

Mais cedo neste mês, o BNDES divulgou que liberou cerca de 45 bilhões de reais nos primeiros oito meses de 2017, uma queda de 19 por cento ante mesma etapa do ano passado.

(Por Marcela Ayres)