IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Temer é oficialmente notificado sobre denúncia pela Câmara

27/09/2017 16h49

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Michel Temer foi oficialmente notificado nesta quarta-feira, pela Câmara dos Deputados, sobre a nova denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de organização criminosa e obstrução da Justiça.

O documento foi entregue pelo primeiro-secretário da Câmara, deputado Fernando Giacobo (PR-PR), ao subchefe de assuntos jurídicos da Casa Civil, Gustavo do Vale Rocha, depois de a denúncia ter sido lida no plenário da Câmara na terça-feira.

Além de Temer, foram entregues ainda as notificações dos ministros da Casa Civil, Eliseu Padilha, e da Secretaria-geral da Presidência, Moreira Franco, que respondem ao processo junto com o presidente.

Giacobo foi responsável por fazer a notificação da primeira denúncia. À época, afirmou que estava "triste" com a missão. Agora, repetiu.

"Eu continuo triste, meu sentimento é de tristeza. Estou aqui cumprindo meu papel institucional mas, como cidadão brasileiro, triste pelo momento em que o Brasil passa, com todo esse mar de corrupção. Espero que isso se resolva, que o combate à corrupção continue", afirmou.

Temer e seus ministros, contando a partir de hoje, têm até 10 sessões da Câmara para apresentar suas defesas que, segundo Giacobo, precisam ser feitas individualmente. Depois de apresentada a defesa, o relator da denúncia, ainda não escolhido, tem até cinco sessões para apresentar seu parecer, que precisa ser votado pela comissão.

A palavra final sobre se o Supremo Tribunal Federal (STF) pode ou não analisar a denúncia cabe ao plenário da Câmara. São necessários os votos de 342 dos 513 deputados para que o STF seja autorizado a julgar a acusação.

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)