IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

IGP-M acelera alta a 0,47% em setembro com avanço dos preços no atacado, diz FGV

28/09/2017 08h39

SÃO PAULO (Reuters) - O Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) acelerou a alta a 0,47 por cento em setembro, contra 0,10 por cento em agosto, uma vez que a alta no atacado compensou o alívio com a queda nos preços ao consumidor.

Os dados divulgados pela Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta quinta-feira mostram que o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do indicador geral, subiu 0,74 por cento no período, após variação negativa de 0,05 por cento em agosto.

Os Bens Intermediários passaram a subir 0,62 por cento, após queda de 0,08 por cento no mês anterior, com destaque para a alta do subgrupo combustíveis e lubrificantes para a produção.

Para os consumidores, os preços tiveram alívio uma vez que o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30 por cento no IGP-M, recuou 0,09 por cento no mês, ante alta de 0,33 por cento antes.

Segundo a FGV, o maior responsável por essa queda foi o grupo Habitação, que recuou 0,24 por cento contra alta anterior de 0,53 por cento. O movimento foi influenciado principalmente pelo comportamento do item tarifa de eletricidade residencial.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) registrou alta de 0,14 por cento em setembro, após subir 0,40 por cento em agosto.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

(Por Thaís Freitas)