IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EXCLUSIVO-Minas decide substituir CEO da Cemig e 3 executivos, dizem fontes; empresa nega

29/09/2017 15h03

Por Guillermo Parra-Bernal e Luciano Costa

SÃO PAULO (Reuters) - O governo de Minas Gerais, maior acionista da Cemig, decidiu substituir o presidente da companhia, Bernardo Salomão Alvarenga, além de outros três importantes executivos, após a companhia falhar na tentativa de manter quatro hidrelétricas relicitadas pelo governo federal, disseram à Reuters duas fontes com conhecimento direto do assunto.

Além da questão das hidrelétricas, a demora na venda de ativos pela Cemig também pesou na decisão do governo de Minas, disse uma das fontes, na condição de anonimato.

A estatal de energia controlada pelo governo mineiro, que tem 51 por cento na empresa, vai anunciar oficialmente a saída de Alvarenga e dos outros três executivos após definir suas substituições, disse a fonte.

Procurada para comentar o assunto, a Cemig negou a informação, por meio de sua assessoria de imprensa.

A assessoria de imprensa do governo mineiro também disse que a informação "não procede".

Não foi possível falar imediatamente com Alvarenga e os outros executivos, Dimas Costas, Cesar Vaz e Maura Galuppo Martins, que também devem sair.

A ação preferencial da Cemig fechou em queda de 0,87 por cento.

O desempenho de Alvarenga como presidente da terceira maior elétrica brasileira tem sido "decepcionante", disse a fonte, citando o que seria a opinião de autoridades como o governador mineiro, Fernando Pimentel.

Pimentel escolheu Alvarenga para comandar a Cemig em dezembro do ano passado, com o objetivo de acelerar um ambicioso programa de redução de dívida e venda de ativos, que até o momento não decolou.

Segundo a fonte, o grupo de potenciais candidatos para a substituição de Alvarenga está sendo definido, e o favorito é o ex-presidente da Rodobens Negócios Imobiliários Mauro Meinberg. Ligações para o celular de Meinberg para pedir comentários não foram imediatamente atendidas.

A insatisfação com Alvarenga e outros executivos da Cemig cresceu nas últimas semanas, após a sócia do governo mineiro na Cemig, Andrade Gutierrez, ter anunciado a decisão de vender sua fatia na companhia, disse a fonte.

Alvarenga também falhou em conseguir um acordo para que a Cemig continuasse com as hidrelétricas de Miranda, São Simão, Jaguara e Volta Grande, que tiveram as concessões leiloadas pelo governo nesta semana e foram compradas por grandes elétricas estrangeiras por mais de 12 bilhões de reais.

Vaz é diretor de Desenvolvimento de Novos Negócios da Cemig, que gerencia a estratégia da companhia para fusões e aquisições. Dimas Costa é o diretor Comercial, enquanto Maura Galuppo Martins é diretora de Recursos Humanos.