Bolsas

Câmbio

Japão e Hong Kong impulsionam mercados asiáticos com otimismo sobre crescimento global

SYDNEY (Reuters) - Os mercados japoneses e de Hong Kong impulsionaram as ações asiáticas nesta quarta-feira, sustentados pelo otimismo em relação ao crescimento global e com a ação no fim de semana do banco central chinês de liberar liquidez impulsionando o setor financeiro.

O índice japonês Nikkei atingiu a máxima de mais de dois anos, enquanto o índice Hang Seng, de Hong Kong, foi a um nível que não era visto desde maio de 2015.

Assim, o índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,39 por cento às 7:28 (horário de Brasília), sendo essa a quarta sessão seguida de avanço.

Em toda a Ásia nesta semana as negociações têm sido moderadas e os volumes baixos uma vez que os mercados da China e da Coreia do Sul estão fechados por uma semana devido a um feriado.

No entanto, as ações mundiais têm sido sustentadas por dados globais positivos, incluindo uma forte atividade industrial em grande parte da Ásia, da Europa e dos Estados Unidos, refletindo em grande parte um salto nas exportações.

"O crescimento global está acelerando", disse o estrategista-chefe de mercado da AxiTrader, Greg McKenna. "Isso é positivo para as ações antes mesmo de se somar o impacto estimulante de possíveis cortes de impostos ou gastos com infraestrutura nos Estados Unidos".

A China --a segunda maior economia do mundo-- manteve-se notavelmente bem neste ano, graças a um salto no setor de construção e pelo aumento nas exportações.

O banco central chinês animou os investidores no sábado ao reduzir a quantidade de dinheiro que alguns bancos devem manter como reservas pela primeira vez desde fevereiro de 2016.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,06 por cento, a 20.626 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,73 por cento, a 28.379 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC não abriu.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, não operou.

. Em SEUL, o índice KOSPI permaneceu fechada.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX não abriu.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES desvalorizou-se 0,29 por cento, a 3.236 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 recuou 0,87 por cento, a 5.652 pontos.

(Por Swati Pandey)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos