IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Petroleira russa Rosneft negocia expansão das atividades em Cuba

07/10/2017 16h37

MOSCOU (Reuters) - A gigante do petróleo russo, a Rosneft, disse neste sábado estar buscando expandir a cooperação com Cuba e que seu CEO, Igor Sechin, havia discutido o assunto com uma delegação visitante que incluía Alfredo Lopez, ministro de Energia cubano.

A Rússia já fornece petróleo e derivados de petróleo à Cuba, e a Rosneft disse em um comunicado que ambas as partes discutiram entregas maiores, projetos de extração conjunta e uma possível cooperação para modernizar a refinaria de Cuba em Cienfuegos.

No início deste ano, a Rússia começou a enviar grandes quantidades de petróleo para Cuba pela primeira vez neste século, disseram fontes em maio, uma vez que as remessas da quebrada Venezuela diminuíram.    Cuba dependia da Venezuela, um membro da Opep, para cerca de 70 por cento de suas necessidades de combustível. Mas os envios subsidiados pela Venezuela socialista caíram até 40 por cento desde 2014, e Cuba está olhando para novos fornecedores para ajudar a mitigar o racionamento de eletricidade e de combustível para empresas estatais.

(Por Andrew Osborn)