Bolsas

Câmbio

Aço e minério de ferro caem na China com expectativa de menor demanda no inverno

Por Manolo Serapio Jr

MANILA (Reuters) - Os futuros do aço e do minério de ferro na China caíram para mínimas em meses nesta quarta-feira, pressionados por crescentes estoques, após uma semana de feriado no país e com operadores antecipando uma menor demanda devido ao inverno.

A China pediu a indústrias, incluindo usinas de aço, particularmente no norte do país, que contenham a produção por quatro meses a partir de meados de novembro para ajudar a reduzir a poluição do ar durante o inverno.

O contrato mais ativo do vergalhão de aço na bolsa de Xangai chegou a cair 2,5 por cento, para 3.512 iuanes (534 dólares) por tonelada, menor nível desde 31 de julho, antes de fechar a 3.523 iuanes, queda de 2,2 por cento.

No minério de ferro, o contrato mais negociado na bolsa de Dalian caiu 0,9 por cento, para 436 iuanes por tonelada.

Os estoques de vergalhão de aço entre operadores chineses subiram em mais de 250 mil toneladas entre 29 de setembro e 10 de outubro, segundo dados da consultoria Steel Home.

Os mercados chineses ficaram fechados por um feriado nacional entre 2 e 6 de outubro.

Os estoques de minério de ferro nos portos da China também cresceram e alcançaram 133,85 milhões de toneladas em 10 de outubro, maior nível desde o final de agosto, segundo a Steel Home.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos