IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice sobe e volta aos 77 mil pontos, amparado em commodities

13/10/2017 11h26

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista subia nesta sexta-feira, voltando ao patamar dos 77 mil pontos, em sessão positiva para commodities que amparava o ganho em ações de empresas de como Vale e Petrobras.

Às 11:22, o Ibovespa subia 0,5 por cento, a 77.042 pontos. O giro financeiro era de 2,6 bilhões de reais.

O bom resultado da balança comercial da China ajudava a puxar as ações ligadas ao setor de commodities. As importações do país cresceram 18,7 por cento em setembro em relação ao ano anterior, superando as previsões de expansão de 13,5 por cento e lideradas por matérias-primas industriais, uma vez que o boom da construção não mostra sinais de desacelaração e as fábricas continuaram fortes, impulsionando a demanda por de aço a cobre.

Dados da de inflação nos Estados Unidos também ajudavam o tom positivo, uma vez que corroboram a visão de que o Federal Reserve, banco central norte-americano, manterá o ritmo gradual para elevar a taxa de juros do país.

Mais cedo, foi divulgado o índice de preços ao consumidor dos EUA, que subiu 0,5 por cento em setembro, ante expectativa em pesquisa Reuters de avanço de 0,6 por cento. Na comparação anual, o aumento foi de 2,2 por cento, frente à expectativa de 2,3 por cento.

Localmente, o cenário político seguia no radar, com a espera pelo andamento da mais recente denúncia contra o presidente Michel Temer. Investidores também monitoram efeitos da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que a adoção de medidas cautelares que restrinjam a atuação de um parlamentar, como o afastamento dele de suas atividades legislativas, precisa do aval da Câmara dos Deputados ou do Senado.

A decisão terá repercussão direta no caso do senador Aécio Neves (PSDB-MG), afastado pela segunda vez este ano das suas atividades, a mais recente delas por decisão da Primeira Turma do STF.

"A decisão do STF de jogar a 'batata-quente' Aécio Neves de volta para o Senado pode gerar ainda mais desgaste na imagem da Casa, o que, próximo de um ano eleitoral, pode significar vida ainda mais dura para medidas não muito populares, como é o caso da reforma da Previdência", escreveram analistas da corretora Coinvalores em nota.

DESTAQUES

- PETROBRAS PN subia 0,87 por cento e PETROBRAS ON ganhava 0,54 por cento, em sessão de ganhos nos preços do petróleo no mercado internacional. [O/R]

- VALE ON avançava 4,24 por cento, acompanhando o movimento dos contratos futuros do minério de ferro na China, que subiram 5,1 por cento na bolsa de Dalian nesta sexta-feira.

- USIMINAS PNA tinha alta de 5,98 por cento, CSN ON subia 5,18 por cento e GERDAU PN ganhava 2,9 por cento, também na esteira da alta nos contratos futuro de minério de ferro e de aço na China.

- LOJAS AMERICANAS PN caía 2,37 por cento, GPA PN perdia 2,56 por cento e LOJAS RENNER ON recuava 1,19 por cento, entre as maiores perdas do Ibovespa, com o setor de varejo pressionado pela expectativa de avanço das operações da norte-americana Amazon no Brasil.

- OI PN subia 14,6 por cento e OI ON avançava 5,64 por cento, após a empresa de telefonia entregar seu plano de recuperação judicial à Justiça do Rio de Janeiro, propondo limite de 25 por cento à conversão de dívida em ações, abaixo do pretendido por detentores de títulos da companhia. O plano de recuperação prevê ainda aportes de pelo menos 9 bilhões de reais na companhia. A proposta deverá ser analisada por milhares de credores reunidos em assembleia marcada para 23 de outubro, com uma segunda convocação prevista para 27 de novembro. As ações não fazem parte do Ibovespa.

(Por Flavia Bohone)