IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vale busca parceiro para investir em mina de níquel de Nova Caledônia, diz FT

17/10/2017 15h53

(Reuters) - A mineradora brasileira Vale está procurando um parceiro para investir em uma das maiores minas de níquel do mundo, na ilha do Pacífico Sul Nova Caledônia, publicou nesta terça-feira o Financial Times, que citou como fonte pessoas familiarizadas com o processo.

Segundo a reportagem, a empresa está trabalhando com o Scotiabank para vender uma parcela do ativo, denominado Vale Nova Caledônia (VNC), e tem mantido discussões com grupos chineses, incluindo Gem Co, uma empresa com sede em Shenzhen que recicla e refina cobalto de níquel para uso em baterias.

Procurados pelo Financial Times, representantes do Scotiabank e da Gem Co não puderam ser imediatamente encontrados para comentar.

A Vale preferiu não comentar a matéria do FT, mas apontou à reportagem que já havia divulgado recentemente seu interesse em atrair parceiros para o ativo.

Em julho, o presidente da Vale, Fabio Schvartsman, explicou em teleconferência com investidores que a companhia iria buscar uma operação sustentável para o VNC, mas não descartou nem mesmo um possível fechamento da operação como próximo passo caso o objetivo não seja viável.