IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Carrefour Brasil tem alta de 5,5% nas vendas brutas do 3º trimestre

18/10/2017 10h30

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo de varejo Carrefour Brasil teve alta de 5,5 por cento nas vendas brutas do terceiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, para 12,2 bilhões de reais, informou a companhia nesta quarta-feira.

A empresa, controlada pela segunda maior rede de varejo do mundo, o francês Carrefour, informou que as vendas em lojas abertas há pelo menos um ano, conceito "vendas mesmas lojas", tiveram expansão de 1,1 por cento no período.

Os números desconsideram efeitos de calendário e vendas de combustíveis.

O resultado operacional foi divulgado dois dias depois que o principal rival do grupo, o GPA, anunciou que teve alta de 7,7 por cento nas vendas brutas do terceiro trimestre, para 11,8 bilhões de reais. As vendas mesmas lojas do GPA avançaram 3,3 por cento no período, impulsionadas por crescimento de 8 por cento na divisão de atacarejo Assaí, um dos principais focos de investimento da empresa nos últimos meses.

No Carrefour Brasil, a área de atacarejo conhecida como Atacadão, teve crescimento no conceito mesmas lojas de 1,6 por cento no terceiro trimestre, apurando receita bruta de 8,5 bilhões de reais. As vendas da área de supermercados tiveram oscilação positiva de 0,1 por cento, para 3,73 bilhões de reais.

Segundo o Carrefour Brasil, os valores médios de compras e os volumes "apresentaram uma evolução positiva no trimestre de modo geral".

A empresa afirmou que o desempenho das vendas do terceiro trimestre foi afetado por uma base de comparação forte no ano passado, quando as vendas mesmas lojas subiram cerca de 18 por cento no período, beneficiadas por uma "alta nos preços dos alimentos e em especial das commodities".

As ações do Carrefour Brasil exibiam alta de 2,4 por cento às 10h18. Os papéis não fazem parte do Ibovespa, que tinha valorização de 0,6 por cento no horário. Já as ações do GPA, mostravam ganho de 1 por cento.

(Por Alberto Alerigi Jr.)