IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico diz que suprimento ao SIN está garantido

18/10/2017 18h57

SÃO PAULO (Reuters) - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) avaliou que está garantido o suprimento do Sistema Interligado Nacional (SIN) e que não há necessidade de, por ora, acionar as usinas termelétricas "fora da ordem de mérito", afirmou nesta quarta-feira o Ministério de Minas e Energia.

Entretanto, o Comitê "deliberou por realizar reunião extraordinária na próxima semana, quando as condições do atendimento serão reavaliadas, de modo a acompanhar o andamento das medidas que contribuirão para o aumento da segurança do atendimento e avaliar a necessidade de medidas adicionais", disse a pasta, em nota.

Em meio à falta de chuvas nos principais reservatórios nacionais, o CMSE fez nesta quarta-feira sua segunda reunião extraordinária de 2017 para analisar as condições de suprimento em todo o país.

De acordo com o Comitê, a previsão é de "manutenção do elevado custo associado à geração".

Ainda segundo o Comitê, já foram adotadas medidas "que contribuirão para segurança" energética, como campanha de conscientização do uso de energia, importação de eletricidade da Argentina e provimento de combustível para usinas termelétricas disponíveis operacionalmente.

(Por José Roberto Gomes)