IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Deputado do PSB quer tirar líder do partido para reforçar voto contra Temer

18/10/2017 10h35

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O deputado do PSB Julio Delgado (MG), da ala do partido contrária ao presidente Michel Temer, pretende apresentar ainda nesta quarta-feira um pedido de destituição da líder da legenda na Câmara, Tereza Cristina (MS), alinhada com o governo.

A articulação do deputado mineiro, que se tornaria o líder se a ação tiver sucesso, poderá ter repercussão na votação da denúncia contra Temer dentro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

Delgado disse ter conseguido o apoio de 19 dos 37 deputados da bancada para retirar Tereza Cristina do cargo.

Se o deputado mineiro virar líder, ele teria competência de trocar, por exemplo, ao menos dois integrantes do partido na CCJ que tendem a votar a favor do presidente.

Delgado acusa o governo de manobrar para tentar manter Tereza na liderança do partido. Nesta quarta-feira, Temer exonerou os ministros da Defesa, Raul Jungmann, e de Minas e Energia, Fernando Bezerra Coelho, que devem reassumir mandatos na Câmara pelo PSB pernambucano.

Segundo Delgado, os dois ministros exonerados devem ocupar as cadeiras de dois deputados do partido contrários a Temer, Creuza Pereira e Severino Ninho, ambos também de Pernambuco.

Em entrevista a jornalistas, o aspirante a líder do partido afirmou que tentaria protocolar o pedido de destituição da líder na direção da Câmara antes da efetivação de Jungmann e Bezerra Coelho como deputados, na vaga de Creuza e Severino, contrários a Temer.