IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PF cumpre mandados em nova ação de investigação em contratos da Petrobras com Odebrecht

20/10/2017 08h17

RIO DE JANEIRO (Reuters) - Agentes da Polícia Federal foram às ruas nesta sexta-feira para cumprir 10 mandados judiciais no Rio de Janeiro e em Recife relacionados a uma nova ação de investigação de corrupção e lavagem de dinheiro em contratos da Petrobras com a Odebrecht, informou a PF em comunicado.

Segundo a PF, as investigações apontaram "indícios concretos" de que um grupo de então gerentes da Petrobras se uniu para beneficiar a empreiteira em contratações com a estatal em troca do pagamento de propina em contas de empresas no exterior.

"Os investigados responderão pela prática dos crimes de associação criminosa, corrupção e lavagem de dinheiro", disse a Polícia Federal em comunicado.

Foram expedidos pela Justiça Federal de Curitiba quatro mandados de busca e apreensão, um mandado de condução coercitiva e um mandado de prisão temporária, e ainda três intimações com a imposição de outras medidas cautelares, acrescentou a PF.

O pagamento de propina seria efetuado pelo chamado setor de Operações Estruturas da Odebrecht, responsável pelo pagamento das vantagens indevidas negociadas pela empreiteira em diversas frentes e descoberto pela operação Lava Jato no ano passado.

Em dezembro de 2016, a Odebrecht assinou um acordo de leniência com a Lava Jato, em que admitiu participação em práticas empresariais impróprias e aceitou pagar multa bilionária.

Além dos mandados decorrentes das novas investigações, a PF também cumpre nesta sexta-feira mandado de prisão preventiva de um réu já condenado pelo juiz Sergio Moro em uma ação penal em curso que apura fatos semelhantes, acrescentou a polícia.

(Por Pedro Fonseca)