IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Yellen defende ferramentas de política monetária do passado

21/10/2017 12h50

WASHINGTON (Reuters) - A chair do Federal Reserve, Janet Yellen, disse na noite de sexta-feira que as compras de ativos e outras ferramentas de política monetária não convencionais devem permanecer como parte do arsenal do Fed.

As observações de Yellen ofereceram um contraste entre seu legado como comandante do banco central norte-americano com os pontos de vista da política de outros que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando para sua posição quando seu mandato expirar em fevereiro.

"Devemos manter nossas ferramentas políticas não convencionais prontas para serem implantadas novamente", afirmou Yellen durante um evento.

Alcançar o limite inferior de inflação quase zero forçaria o Fed a recorrer a outros meios para estimular a economia. Após a crise financeira de 2007 a 2009, o Fed manteve os juros baixos e adotou programa de 3,5 trilhões de dólares em compras de ativos, aumentando o consumo e o crescimento.

Essas ferramentas estão agora em declínio, com os juros em alta e a economia em geral está indo bem, disse Yellen. Mas ela advertiu que o mundo pode não voltar ao seu normal e precisar usar medidas de emergência semelhantes às usadas na última década.

Ela e outras autoridades do Fed também estão convencidos de que a taxa de juros "neutra", que não estimula nem desencoraja a atividade econômica, é muito menor do que no passado, provavelmente limitando o quão longe o Fed pode ir durante esse ciclo de aumento da taxa.