IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

ExxonMobil tem aprovada no Cade compra de fatia em blocos de petróleo da QGEP

23/10/2017 08h30

SÃO PAULO (Reuters) - A petroleira norte-americana ExxonMobil teve aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) a compra de fatias em dois blocos de exploração de petróleo e gás da Queiroz Galvão Exploração e Produção (QGEP), segundo publicação do órgão no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

O negócio envolveu a cessão pela QGEP de participações de 50 por cento em dois blocos em águas ultraprofundas na Bacia de Sergipe-Alagoas, o SEAL-M-428 e o SEAL-M-351, ambos ainda em fase de exploração e sem declaração de comercialidade ou produção.

A QGEP detinha antes 100 por cento de ambos os blocos.

"Quanto à motivação econômica e estratégica relativa à operação, a ExxonMobil alega que esta permitirá fortalecer seus planos estratégicos de exploração em áreas importantes. Já a QGEP alega que a operação reflete uma decisão estratégica", explica o Cade em seu parecer.

O órgão de defesa da concorrência destacou que a ExxonMobil ainda não possui blocos em fase de produção no Brasil e que os ativos negociados com a QGEP são pré-operacionais, o que faz com que a operação não levante preocupações sob a ótica concorrencial.

Acesse o despacho do Cade sobre a transação no Diário Oficial: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=23/10/2017&jornal=1&pagina=147&totalArquivos=332

(Por Luciano Costa)