IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Bovespa sobe e recupera os 76 mil pontos, amparado em ganhos da Vale

24/10/2017 18h49

Por Flavia Bohone

SÃO PAULO (Reuters) - O principal índice da bolsa paulista subiu nesta terça-feira, recuperando o patamar dos 76 mil pontos perdido na véspera, com o movimento de recuperação amparado nos ganhos da Vale , que avançou diante de expectativa positiva pelo resultado trimestral da mineradora.

O Ibovespa <.BVSP> fechou em alta de 1,24 por cento, a 76.350 pontos. O giro financeiro somou 8,57 bilhões de reais.

Apesar do tom positivo do pregão, investidores ainda adotam alguma cautela diante da expectativa pela apreciação no plenário da Câmara dos Deputados da segunda denúncia contra o presidente Michel Temer, esperada para quarta-feira.

De maneira geral, espera-se que a denúncia seja recusada, mas as atenções se voltam ao placar da votação, para avaliar a força política que o governo deve ter para avançar sua agenda de reformas, principalmente a da Previdência.

"Precisa ter algum avanço. Pode ser uma reforma magra, mas se for na direção correta não é um problema o restante ficar para o próximo governo", disse o economista-chefe da Modalmais, Alvaro Bandeira, acrescentando que um governo com mais apoio popular tende a ter mais apoio do Congresso, o que abriria espaço para que o próximo presidente dê continuidade às reformas.

DESTAQUES

- VALE ON avançou 3,42 por cento, na contramão dos contratos futuros do minério de ferro na China, que recuaram 0,3 por cento nesta terça-feira. Segundo operadores, os papéis subiram amparados no otimismo pelo resultado da empresa, que será divulgado na quinta-feira.

- USIMINAS PNA avançou 3,83 por cento, GERDAU PN teve alta de 3,35 por cento e CSN subiu 1,83 por cento, em sessão de alta para os contratos futuros de aço na China, apesar da queda do minério.

- SMILES ON avançou 2,21 por cento, após o Bradesco BBI revisar suas projeções para empresas administradoras de programas de fidelidade, com recomendação "outperform" para a Smiles, e preço-alvo de 110 reais.

- FIBRIA ON subiu 0,34 por cento, afastando-se da máxima da sessão, quando subiu 5,77 por cento e renovou o maior patamar intradia histórico para o papel, aos 56,13 reais, após reportar números fortes para o resultado do terceiro trimestre, com lucro líquido de 743 milhões de reais, 23 vezes acima do registrado um ano antes.

- PETROBRAS PN teve alta de 1,91 por cento e PETROBRAS ON ganhou 2,12 por cento, acompanhando o movimento dos preços do petróleo no mercado internacional. - GOL PN e AZUL PN , que não fazem parte do Ibovespa, subiram 3,81 e 3,13 por cento, respectivamente. O otimismo veio na esteira da aprovação em comissão do Senado de projeto que limita em 12 por cento a cobrança de ICMS sobre combustíveis.