IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixabank afirma que transferência de sede para fora da Catalunha é permanente

24/10/2017 11h59

MADRI (Reuters) - A decisão do Caixabank de retirar sua sede da Catalunha para acalmar os investidores é permanente, disse o presidente do banco nesta terça-feira, afirmando que a crise entre a Espanha e a Catalunha provocou alguns saques de depósitos.

O movimento de independência da Catalunha e suas potenciais repercussões nos mercados financeiros afetaram parcialmente o sólido conjunto de resultados do terceiro trimestre do Caixabank, que superou as previsões dos analistas após a aquisição do BPI .

O Caixabank, terceiro maior banco da Espanha, decidiu transferir sua sede para Valência no início de outubro, na tentativa de acalmar os investidores.

O presidente-executivo da empresa com sede em Barcelona, ​​Gonzalo Gortázar, disse nesta terça-feira que a disputa entre Madri e a Catalunha teve um impacto "moderadamente negativo" nos depósitos desde a proibição do plebiscito de independência da região em 1º de outubro.

"O conselho decidiu mudar a sede para não deixar dúvidas de que sempre estaremos sob a zona do euro e a supervisão da Banco Central Europeu."

Gortázar disse, no entanto, que o Caixabank não planeja transferir pessoal ou unidades de negócios para fora da região por enquanto.

Mais de 1.300 empresas retiraram suas sedes da Catalunha devido à incerteza atual, de acordo com o registro das empresas nacionais.

(Por Jesús Aguado)