IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Anatel convoca conselho da Oi para explicações sobre rumores de demissão de diretoria

26/10/2017 14h51

Por Leonardo Goy

BRASÍLIA (Reuters) - A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) convocou representantes do conselho de administração da Oi para prestarem esclarecimentos a respeito de rumores que chegaram à autarquia sobre eventual demissão da diretoria executiva da operadora em recuperação judicial, disse uma fonte do governo a par do assunto nesta quinta-feira.

O recado a ser dado aos representantes do conselho da Oi é de que se a demissão de executivos, como o presidente Marco Schroeder, se confirmar nos próximos dias a Anatel vai intervir na empresa.

A fonte não informou para quando a reunião com representantes do conselho da Oi foi convocada pela Anatel.

"Se tirarem a diretoria, vai ter intervenção", disse a fonte do governo.

Representantes da Anatel e da Oi não comentaram o assunto.

Segundo duas fontes da empresa, o governo federal tem se alinhado politicamente à diretoria da Oi para buscar uma solução para a companhia que seja aceita pelos credores e mantenha sua viabilidade operacional.

No início deste mês, o diretor financeiro da Oi Ricardo Malavazi renunciou, algo que foi atribuído por Schroeder a um aumento na pressão sobre a diretoria da companhia que está no meio do fogo cruzado entre acionistas representados no conselho da operadora e detentores de títulos da Oi.

Na ocasião, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, afirmou que a renuncia de Malavazi era preocupante e agravava a situação da operadora na autarquia, que avalia desde o final de agosto possibilidade de abrir processo para cassar as concessões e autorizações para prestação de serviços da empresa.

A Oi apresentou em 11 de outubro um plano de recuperação judicial que acabou sendo criticado por credores que cobram uma maior diluição de atuais acionistas da empresa ante nível de 25 por cento definido na proposta. A assembleia de credores da operadora foi remarcada nesta semana para 10 de novembro.

Reunião do conselho de administração da operadora na quarta-feira terminou sem acordo sobre propostas para integrar um plano alternativo de recuperação. Enquanto isso, o governo espera ter até sexta-feira uma minuta para propostas a serem apresentadas aos credores, disseram à Reuters, na terça-feira, duas fontes do governo com conhecimento do assunto.

Às 14:34, as ações ordinárias da Oi exibiam queda de 0,2 por cento. O papel não faz parte do Ibovespa, que tinha oscilação negativa de 0,1 por cento no horário.

(Com reportagem adicional de Rodrigo Viga Gaier, no Rio de Janeiro)