IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Barroso determina que PF formule perguntas a Temer no inquérito dos portos

26/10/2017 17h42

Por Ricardo Brito

BRASÍLIA (Reuters) - O ministro Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira à Polícia Federal que formule os questionamentos ao presidente Michel Temer no inquérito em que ele é investigado sob suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro na edição de um decreto este ano que mudou regras do sistema portuário.

Na véspera, a defesa de Temer havia informado ao STF que o presidente iria responder por escrito em depoimento requerido pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge.

A investigação sobre os portos é a única a que Temer responde no exercício do cargo, após a rejeição da segunda denúncia feita pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot pela Câmara na noite de quarta-feira.

Em despacho, Barroso lembrou da opção do presidente de não depor pessoalmente, apesar de a polícia não ter formulado as perguntas a ele.

"Deste modo, intime-se a autoridade policial federal para que formule as perguntas, após o que determinarei a intimação do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, e de seus patronos, para que apresente sua manifestação no prazo a ser fixado nessa oportunidade”, determinou o ministro do STF.

Há três semanas, Barroso aceitou o pedido feito por Raquel Dodge para ouvir o presidente. O ministro do STF havia permitido que Temer pudesse marcar o dia e o local para ser ouvido no caso e também, se preferisse, poderia se manifestar por escrito, podendo inclusive não se pronunciar sobre as suspeitas.

O pedido de abertura desse inquérito ainda foi apresentado ao Supremo por Rodrigo Janot.