IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

EXCLUSIVO-IPO da Saudi Aramco está no caminho para acontecer em 2018, diz príncipe herdeiro saudita

26/10/2017 15h15

RIAD (Reuters) - A oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Saudi Aramco está no caminho para ser realizada no próximo ano, e a gigante saudita de petróleo pode ser avaliada em mais de 2 trilhões de dólares, disse à Reuters o príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammad bin Salman, em entrevista.

A venda de cerca de 5 por cento da Aramco no ano que vem é a peça central do Vision 2030, um ambicioso plano para diversificar a economia saudita para além do petróleo, que é liderado pelo príncipe Mohammad.

Autoridades sauditas disseram que as bolsas domésticas e internacionais, como Nova York, Londres, Tóquio e Hong Kong, foram consideradas para uma listagem parcial da companhia estatal.

A decisão sobre qual bolsa garantirá a oferta ainda não foi feita, alimentando especulações de mercado de que o IPO pode ser postergado para além de 2018, ou até mesmo arquivado, em meio a crescentes preocupações sobre a viabilidade de uma listagem internacional.

"Estamos a caminho para 2018... mas (os detalhes da) listagem ainda estão sendo discutidos", disse à Reuters o príncipe Mohammad, em entrevista em Riad na quinta-feira. "A empresa fará seu IPO em 2018."

O príncipe herdeiro não quis discutir os detalhes específicos do IPO, que pode ser o maior na história e deve arrecadar cerca de 100 bilhões de dólares.

(Por Rania El Gamal e Stephen Kalin; reportagem adicional por Simon Robinson e Samia Nakhoul)