IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Perto do fim, colheita de trigo do Paraná será quase 1 mi t menor ante o projetado

26/10/2017 14h27

Por José Roberto Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - A colheita de trigo da safra 2016/17 no Paraná se aproxima do fim com perspectiva de produção quase 1 milhão de toneladas menor frente à inicialmente projetada, em razão de uma série de problemas climáticos, disse nesta quinta-feira o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Agricultura do Estado.

De acordo com o órgão, a colheita do principal produtor do cereal no Brasil atinge 83 por cento da área, estimada em cerca de 960 mil hectares no Estado.

A produção deve fechar o ciclo em 2,24 milhões de toneladas, abaixo das 2,29 milhões de toneladas previstas no relatório anterior, de setembro, e quase 1 milhão de toneladas inferior na comparação com as mais de 3,1 milhões de toneladas consideradas pelo Deral antes da colheita.

Na safra 2015/16, a produção de trigo no Paraná foi de 3,48 milhões de toneladas, uma de suas maiores colheita.

As adversidades climáticas começaram em julho, quando fortes geadas afetaram 30 por cento da área suscetível a perdas. No início de agosto, a seca agravou a situação, enquanto chuvas no começo da colheita pioraram ainda mais o cenário.

Diante da quebra de safra, não só no Paraná, mas também no Rio Grande do Sul, o governo avalia a isenção de tarifa de importação do cereal para uma cota de 750 mil toneladas do produto de fora do Mercosul, uma decisão que poderia favorecer países exportadores como Estados Unidos e Rússia.

O Brasil consome mais de 11 milhões de toneladas ao ano e deve importar 7 milhões de toneladas em 2017, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).