IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Economia dos EUA provavelmente desacelerou no 3º tri devido a furacões

27/10/2017 07h22

Por Lucia Mutikani

WASHINGTON (Reuters) - O crescimento econômico dos Estados Unidos provavelmente desacelerou no terceiro trimestre uma vez que os furacões Harvey e Irma restringiram os gastos dos consumidores e afetaram a atividade de construção, mas a tendência provavelmente continuou forte em meio a altos investimentos empresariais em equipamentos.

De acordo com pesquisa da Reuters junto a economistas, o Produto Interno Bruto provavelmente cresceu a uma taxa anual de 2,5 por cento no período entre julho e setembro, após um ritmo de 3,1 por cento no segundo trimestre.

O Departamento do Comércio publicará sua primeira estimativa para o crescimento do PIB no terceiro trimestre nesta sexta-feira às 10h30 (horário de Brasília). Sem as questões relacionadas aos furacões, economistas dizem que a expansão no terceiro trimestre teria superado ou igualado o ritmo visto entre abril e junho.

"Apesar dos problemas temporários para a construção e os gastos ao consumidor que serão visíveis nos dados do terceiro trimestre, a questão real do relatório será a resiliência do crescimento do PIB dos EUA", disse Scott Anderson, economista-chefe do Bank of the West.

Economistas estimam que o Harvey e o Irma, que devastaram partes do Texas e da Flórida, cortaram ao menos um ponto percentual do crescimento do PIB no terceiro trimestre.

Com os dados pós-furacões do mercado de trabalho, vendas no varejo e produção industrial já mostrando recuperação na atividade, o relatório desta sexta-feira provavelmente não terá impacto na política monetária no curto prazo.