IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Shell celebra vitória para a operação em 2 áreas no pré-sal

27/10/2017 14h04

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O resultado do leilão do pré-sal, realizado nesta sexta-feira no Rio de Janeiro, foi considerado ótimo pelo CEO da Shell no Brasil, André Araújo, que celebrou o fato de a companhia estar na operação de duas áreas.

Segundo ele, os lances da Shell no pré-sal consolidam a posição da companhia no Brasil. A anglo-holandesa venceu em três áreas.

"Nossa participação foi super ativa, estou extremamente feliz e seremos operadores em dois blocos, o que é extremamente importante para nós", disse ele a jornalistas.

"Buscávamos oportunidade como operador. O apetite nosso não é novo, temos há muito tempo... o Brasil oferece condições de investimento e oportunidades", afirmou.

O consórcio entre a Shell, a chinesa CNOOC e a QPI, do Catar, foi o único a apresentar proposta para arrematar a área de Alto de Cabo Frio Oeste, no pré-sal da Bacia de Santos.

A Shell ficou com 55 por cento da área, a CNOOC com 20 por cento, enquanto a QPI compôs o consórcio com 25 por cento.

A empresa ainda arrematou junto com a Petrobras e Repsol Sinopec a área de Entorno de Sapinhoá com um lance de 80 por cento de óleo à União, versus percentual mínimo de 10,34 por cento.

Um outro consórcio formado pela anglo-holandesa Shell e a francesa Total foi o único a apresentar oferta pela área de Sul de Gato do Mato, no pré-sal da bacia de Santos.

Em relação ao resultado da área de Gato do Mato, ele afirmou que tem de ser "muito comemorado", pois permite solução para projeto, situado numa área adjacente da Shell.

(Por Marta Nogueira; Rodrigo Viga Gaier, Alexandra Alper, Luciano Costa e Simon Webb)