IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

IGP-M desacelera alta em outubro a 0,20% com avanço menor dos preços no atacado, diz FGV

30/10/2017 08h32

SÃO PAULO (Reuters) - A desaceleração da alta dos preços no atacado levou o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) a terminar outubro com alta de 0,20 por cento, contra avanço de 0,47 por cento no mês anterior, informou a Fundação Getulio Vargas (FGV) nesta segunda-feira.

O resultado deste mês ficou abaixo da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,31 por cento.

O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do indicador geral, terminou o mês com alta de 0,16 por cento, depois de subir 0,74 por cento no período anterior.

Dentro do IPA, as Matérias-Primas Brutas recuaram 1,05 por cento, ante alta de 1,81 por cento anteriormente. Segundo a FGV,

os itens que mais contribuíram para o movimento foram o minério de ferro, os bovinos e a mandioca.

Por outro lado, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30 por cento no IGP-M, passou a avançar 0,28 por cento, depois de ter recuado 0,09 por cento em setembro.

A principal contribuição para essa alta partiu do grupo Alimentação, cujos preços subiram 0,18 por cento, contra queda de 0,82 por cento em setembro, com destaque para o comportamento do item hortaliças e legumes.

Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) acelerou a alta a 0,19 por cento em outubro, de 0,14 por cento no mês anterior.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

(Por Thaís Freitas)