Airbus recebe pedido recorde de investidor em aéreas de baixo custo

Por Tim Hepher e Alexander Cornwell

DUBAI (Reuters) - A Airbus celebrou nesta quarta-feira seu maior negócio no setor de transporte aéreo com um acordo guarda-chuva para a venda de 430 aviões, no valor de 50 bilhões de dólares, para o investidor em linhas áereas de baixo custo Bill Franke.

O acordo preliminar para os jatos de corpo estreito da família A320neo foi assinado no Dubai Airshow e oferece um grande impulso para a Airbus, que estava atrás da rival Boeing em pedidos este ano.

     A Boeing imediatamente respondeu com um acordo provisório para vender 175 aviões para a companhia aérea de baixo custo flydubai. Incluindo a opção de compra de mais 50 aviões, o valor do negócio pode chegar a 27 bilhões de dólares a preços de tabela.

O acordo entre a Airbus e a Indigo Partners de Franke é considerado o maior em número de aeronaves da indústria.

Para a Airbus, o valor do negócio de 49,5 bilhões de dólares a preços de tabela é considerado um recorde, apesar de ser eclipsado por um acordo da Emirates de 76 bilhões de dólares com a Boeing em 2013.

    "Eu acho que poderíamos comprar o PIB de vários países com isso", disse Franke, um negociar duro que, segundo o que é dito, teria conseguido um incomum grande desconto em relação aos preços de tabela.

    O pacote abrange tecnicamente quatro acordos separados negociados em conjunto por Franke como um investidor comum, e a Airbus classificou o negócio apenas como um "anúncio" recorde.

A Indigo planeja fornecer os jatos de corpo estreito para quatro companhias aéreas em que tem participações: a transportadora americana Frontier Airlines, a Volaris do México, a JetSMART chilena e o Wizz Air da Hungria.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos