Governo deve desbloquear cerca de R$3 bi a investimentos neste ano, diz fonte

Por Patrícia Duarte

SÃO PAULO, 17 Nov (Reuters) - O governo deve anunciar nesta sexta-feira o descontingenciamento de 7 bilhões a 8 bilhões de reais no orçamento deste ano, sendo que a maior parte --cerca de 3 bilhões de reais-- será direcionada a investimentos, informou à Reuters uma fonte da equipe econômica com conhecimento sobre o assunto.

"(Devem ser) 3 bilhões de reais para o PAC e o restante para as demais (despesas) discricionárias. (A liberação de recursos será) mais ou menos pulverizada", afirmou a fonte, que pediu anonimato, referindo-se ao Programa de Aceleração do Crescimento.

O número final do descontingenciamento ainda está sendo fechado pelos técnicos do Ministério do Planejamento, mas devem ser anunciados ainda nesta sexta-feira.

Segundo a fonte, o governo manterá a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 0,5 por cento para este ano. O cálculo é menor do que o previsto por analistas consultados toda a semana pelo Banco Central por meio da pesquisa Focus, com expansão de 0,73 por cento em 2017. [nL1N1NJ0DC]

Após a liberação de 12,8 bilhões de reais no fim de setembro, o contingenciamento de despesas discricionárias no ano caiu a 32,1 bilhões de reais para garantir o cumprimento da meta de déficit primário de 159 bilhões de reais para o governo central (Tesouro, Banco Central e Previdência).

Com a melhora da atividade econômica e consequente arrecadação, o governo decidiu fazer mais uma liberação de recursos agora a fim também de desafogar a máquina pública.

O movimento também ocorre num momento político bastante delicado para o presidente Michel Temer, que negocia apoio político com diversos partidos para tentar aprovar em breve a reforma da Previdência, considerada essencial para colocar as contas públicas do país em ordem.

Para tanto, trabalha numa reforma ministerial e, com a liberação de mais recursos, diversas pastas podem ser beneficiadas.

(Edição de Camila Moreira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos