IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Com discurso de candidato, Meirelles é estrela de programa do PSD que vai ao ar 5ª-feira

20/12/2017 18h32

BRASÍLIA (Reuters) - O programa partidário do PSD a ser exibido na noite de quinta-feira na televisão trará como protagonista o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, que, com um discurso de candidato a presidente da República, defenderá um “reencontro” entre os brasileiros que não se coloquem como radicais do ponto de vista político.

Além de dedicar boa parte do tempo a declarações de Meirelles --e não apenas sobre economia, mas sobre educação, a atuação das mulheres e a questão social--, o programa também apresenta uma breve biografia do ministro. Ele tem dito que só irá definir eventual candidatura ao Planalto em 2018 e que irá considerar suas chances de vitória para se decidir.

“Meu nome é Henrique Meirelles, e no meio dessa briga política que vivemos, quero pedir licença para falar do futuro da nossa economia”, diz o ministro logo no início da peça partidária.

“Estamos reencontrando o caminho da prosperidade... o rumo está correto e não podemos desviar do trilho”, afirma, em outro momento.

Ao citar dados sobre a melhora da situação econômica do país, Meirelles defende um posicionamento de centro, um meio termo para o enfrentamento do que considera os próximos desafios do país.

“As reformas só dependem de um grande e poderoso reencontro dos milhões de brasileiros que são maioria e que não estão nos extremos do ponto de vista político ideológico”, afirma.

O ministro aproveita para se mostrar como uma figura aberta a diferenças, ao dizer que é “um homem que acredita no diálogo”. Também tece críticas ao governo anterior, e argumenta que ao assumir a chefia do Ministério da Fazenda, tudo estava “fora de ordem”. Alerta ainda, para a necessidade de se ficar atento ao “mal” que o “populismo e os oportunistas” fazem ao país.

Meirelles deve dar uma coletiva de imprensa no início da tarde da quinta-feira, na sede do PSD.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)