IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Dólar segue exterior e cai ante real, em sessão de menor volume

27/12/2017 10h15

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar operava em queda ante o real nesta quarta-feira, em sintonia com o cenário externo em mais um pregão marcado pelo baixo volume financeiro diante das festas de final de ano.

Às 10:14, o dólar recuava 0,24 por cento, a 3,3061 reais na venda, depois de recuar 0,61 por cento na véspera. O dólar futuro tinha baixa de cerca de 0,15 por cento.

No exterior, a moeda norte-americana recuava ante uma cesta de moedas e divisas de países emergentes, como os pesos chileno e mexicano, também por causa da fraqueza nos negócios com os feriados de final de ano.

Na cena interna, a reforma da Previdência continuava no radar, bem como os esforços do governo para tentar tirá-la do papel. A matéria é considerada essencial para colocar as contas públicas em ordem e, sem sua aprovação, os investidores temem que o rating do Brasil possa ser rebaixado novamente.

"Os investidores monitoram a possibilidade de um rebaixamento da nota de crédito brasileira antes do fim do ano", escreveu a corretora Guide em relatório.

Nesta tarde, o presidente Michel Temer deve discutir uma estratégia de articulação para aprovar a reforma da Previdência com o relator da proposta, deputado Arthur Oliveira Maia (PPS-BA), o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun.

A votação da reforma da Previdência está marcada para fevereiro de 2018 na Câmara dos Deputados, depois que o governo não conseguiu apoio político suficiente para que isso ocorresse em 2017.

(Edição de Patrícia Duarte)