Bolsas

Câmbio

Mercados acionários chineses recuam com sinais de desaceleração da economia

SYDNEY/XANGAI (Reuters) - O mercado acionário de Xangai teve a maior queda em duas semanas nesta quarta-feira, em meio a sinais de desaceleração do crescimento econômico e do aperto de liquidez no final do ano.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 1,54 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,93 por cento.

Os ganhos nas indústrias chinesas cresceram no ritmo mais lento em sete meses em novembro, mostraram dados oficiais. Também o crescimento dos salários e a contratação desacelerou na indústria.

Enquanto isso, as taxas de referência nos sistemas bancários continuam subindo, sinal de estresse de liquidez. A taxa de oferta interbancária de um mês de Xangai (Shibor) subiu para 4,93 por cento nesta sessão, nível mais alto desde abril de 2015.

O restante das ações asiáticas subiram neste pregão, com os preços do petróleo e do cobre indo para as máximas de muitos anos, sinal de alta para o crescimento global e a inflação.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,35 por cento às 7:47 (horário de Brasília), perto da máxima de nove anos que atingiu recentemente.

Até agora no ano, o índice acumula cerca de 32 por cento de alta graças aos resultados corporativos positivos e ao fortalecimento da economia global.

. Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 0,08 por cento, a 22.911 pontos.

. Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,07 por cento, a 29.597 pontos.

. Em XANGAI, o índice SSEC perdeu 0,93 por cento, a 3.275 pontos.

. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, retrocedeu 1,54 por cento, a 3.991 pontos.

. Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 0,38 por cento, a 2.436 pontos.

. Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,62 por cento, a 10.486 pontos.

. Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 0,40 por cento, a 3.391 pontos.

. Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 ficou estável em 6.069 pontos.

(Por Swati Pandey)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos