IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preços do petróleo fecham em alta com estoques menores nos EUA

10/01/2018 19h34

Por David Gaffen

NOVA YORK (Reuters) - Os preços do petróleo fecharam em alta nesta quarta-feira e atingiram o maior nível em três ano após dados do governo dos EUA mostrarem uma queda nos estoques e na produção, apesar de um aumento nas reservas de combustíveis.

Os estoques de petróleo dos EUA caíram 4,9 milhões de barris na semana passada, acima da previsão de declínio de 3,9 milhões, mas os aumentos maiores do que o esperado de estoques de combustíveis compensaram a redução, apontaram dados da Administração de Informação de Energia (AIE).

O mercado também foi fortalecido levemente por dados que mostram um declínio acentuado na produção dos EUA na semana passada, que os analistas acreditam que pode ter sido resultado de temperaturas frias extremas no país no começo do ano.

"O menor acúmulo de estoques de petróleo, combinado com as fortes construções de estoques de produtos, é uma notícia negativa para os preços. Mas os participantes do mercado também podem usar a forte queda na produção como uma desculpa para comprar", disse Carsten Fritsch, analista de petróleo do Commerzbank AG em Frankfurt, na Alemanha.

O petróleo dos Estados Unidos (WTI) avançou 0,61 dólar, ou 0,97 por cento, a 63,57 dólares. No início da sessão, os preços atingiram 63,67 dólares, o seu nível mais alto desde 9 de dezembro de 2014.

O petróleo Brent subiu 0,38 dólar, ou 0,55 por cento, a 69,20 dólares. O índice de referência global tocou mais cedo na sessão 69,37 dólares, valor mais alto desde maio de 2015.

(Reportagem adicional de Scott DiSavino, em Nova York, e Libby George, em Londres)