IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

China reforçará supervisão de bancos em "árduo" combate a riscos financeiros

14/01/2018 11h11

PEQUIM (Reuters) - A China vai intensificar a fiscalização de bancos neste ano para reduzir os riscos financeiros, informou o órgão regulador do setor, enfatizando que esforços de longo prazo são necessários para controlar o caos do segmento bancário.

A Comissão Regulatória Bancária da China (CBRC, na sigla em inglês) informou na noite de sábado em comunicado que suas prioridades incluíam aumentar a supervisão sobre atividades interbancárias e bancos paralelos.

"A gestão de acionistas de bancos, a governança corporativa e os mecanismos de controle de risco ainda são relativamente fracos, e as causas criando caos no mercado não mudaram fundamentalmente", informou o CBRC. "Colocar o setor bancário sob controle será complexo, árduo e de longo prazo", concluiu.

O órgão regulador ainda disse que violações em governança corporativa, empréstimos imobiliários e alienação de ativos de baixa qualidade serão punidas de forma mais estrita, e isso fortalecerá o controle de risco em atividades interbancárias e produtos financeiros.

A China repetidamente prometeu arrumar a desordem em seu sistema bancário. Nos últimos meses, reguladores introduziram uma série de novas medidas destinadas a controlar o risco e a alavancagem no sistema financeiro.

(Por Michael Martina)