IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consórcio da CCR vence leilão de linhas do Metrô de SP com ágio de 185%

19/01/2018 12h21

SÃO PAULO (Reuters) - O consórcio Via Mobilidade, liderado pela CCR, venceu nesta sexta-feira o leilão de concessão das linhas 5-Lilás e 17-Ouro do Metrô de São Paulo, com ágio de 185 por cento em relação ao valor mínimo de outorga.

O grupo ofereceu 553,88 milhões de reais pelo lote com as duas linhas que tinha lance mínimo de 194,3 milhões de reais (valor reajustado). A CCR detém 83 por cento do consórcio. A outra empresa do grupo é a RuasInvest Participações.

"Concessão é o caminho adequado para suprir necessidades de investimento do Estado e da União", afirmou o presidente da divisão de mobilidade urbana da CCR, Leonardo Viana, logo após o anúncio do resultado do leilão realizado na B3.

O valor estimado do contrato é de 10,8 bilhões de reais ao longo de 20 anos de concessão das duas linhas. O valor corresponde a receitas de operação e não operacionais, que incluem exploração comercial nas estações.

"Na vida pública, às vezes há um abismo entre o falar e o fazer. Mas São Paulo é sempre coerente. Estamos trazendo investimento ao Estado", disse o governador paulista, Geraldo Alckmin, também presente no certame.

A expectativa de investimentos ao longo da concessão é de 3 bilhões de reais. A CCR e a RuasInvest já são parceiras na concessionária ViaQuatro, que opera a linha 4-Amarela do Metrô de São Paulo.

As ações da CCR tinha variação positiva de 0,7 por cento, a 16,01 reais, por volta das 12h45. O Ibovespa subia 0,2 por cento.

O outro proponente no certame desta sexta-feira foi o consórcio Metrô São Paulo, que ofereceu 388,5 milhões de reais pelas linhas. O grupo era constituído pelas empresas CS Brasil Transportes de Passageiros e Serviços Ambientais - do grupo JSL -, com 99,9 por cento, e Seoul Metro,

Do lado de fora da B3, no centro da cidade de São Paulo, houve protesto de metroviários contra a concessão das linhas, um dia após realizarem greve.

(Por Alberto Alerigi Jr., texto e edição de Paula Arend Laier; MPP)