IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Crescimento do PIB da China no 4º tri foi apoiado em força de serviço e agricultura

19/01/2018 09h43

PEQUIM (Reuters) - O crescimento acima do esperado da China no quarto trimestre do ano passado foi apoiado na contínua robustez da indústria de serviços e no setor agrícola em expansão, mostraram dados oficiais nesta sexta-feira.

O segmento de serviços avançou 8,3 por cento em relação a um ano antes, acelerando ante a expansão de 8 por cento no terceiro trimestre, enquanto a agricultura cresceu 4,4 por cento sobre 3,9 por cento nos três meses anteriores, divulgou a Agência Nacional de Estatísticas chinesa.

O detalhamento do crescimento do Produto Interno Bruto no quarto trimestre segue-se à publicação dos números do PIB na quinta-feira.[nL1N1PD09T]

O setor de serviços representou quase metade do PIB por valor, enquanto a agricultura contribuiu com 10 por cento, de acordo com cálculos da Reuters a partir dos dados mais detalhados desta sexta-feira.

Os números também mostraram que a construção continuou a desacelerar, crescendo apenas 3,1 por cento de outubro a dezembro, com medidas do governo para esfriar o mercado imobiliário contendo o crescimento. O setor respondeu por 7,8 por cento da economia.

(Reportagem de Ryan Woo)