IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Eletrobras inicia assembleia após atraso por protestos contra privatizações

Por Leonardo Goy e Luciano Costa

08/02/2018 17h21

BRASÍLIA/SÃO PAULO (Reuters) - A Eletrobras conseguiu dar início no final da tarde desta quinta-feira (8) a uma assembleia-geral de acionistas em Brasília para discutir o modelo de privatização de suas seis distribuidoras de energia que atuam no Norte e Nordeste.

A reunião estava originalmente prevista para começar às 14h, mas foi atrasada por causa de protestos de sindicatos.

A estatal chegou a acionar a polícia e só pôde iniciar a assembleia após conseguir na Justiça uma determinação para que os manifestantes liberassem a entrada no local, disse uma fonte da empresa, que falou sob a condição de anonimato, porque não estava autorizada a falar com a imprensa sobre o tema.

Leia também:

Os participantes do ato carregam faixas e bandeiras com frases contra a proposta do governo de vender as subsidiárias de distribuição, que são fortemente deficitárias.

"O povo do Norte e Nordeste precisa das distribuidoras da Eletrobras", afirma um dos cartazes. "A Eletrobras é do povo brasileiro", diz outra faixa.

Além da manifestação, sindicatos de trabalhadores da companhia promovem uma paralisação nesta quinta-feira contra as privatizações. A Eletrobras disse que "os serviços essenciais à população continuam sendo prestados normalmente" apesar da greve.

Os sindicatos ainda tentam suspender ou invalidar a assembleia por meio de ações judiciais.

Dicas para economizar energia

UOL Notícias