IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Holanda planeja construir parque de energia solar em alto-mar

Por Anthony Deutsch

14/02/2018 17h05

AMSTERDAM (Reuters) - Uma fazenda de algas no Mar do Norte será transformada em um grande parque de energia solar em alto-mar que visa fornecer energia para a Holanda em cerca de três anos.

O projeto vem em um momento crítico para o país, que está lutando para conter o uso de combustível fóssil e cumprir metas de redução de emissão de gases do efeito estufa após anos de baixo investimento em fontes de energia renováveis.

Depois de um projeto piloto, um consórcio composto por produtores de energia, cientistas e pesquisadores planeja, em última instância, operar 2.500 metros quadrados de painéis solares flutuantes em 2021, disse Allard van Hoeken, fundador da Oceans of Energy, que elaborou o projeto.

O piloto, que receberá 1,2 milhão de euros em financiamento do governo, operará 30 metros quadrados de painéis neste verão. O projeto vai testar equipamentos, condições climáticas, impacto ambiental e produção de energia.

Mais sol e menor custo

A Universidade de Utrecht examinará a produção de energia no protótipo em alto-mar, localizado a cerca de 15 quilômetros da costa da cidade holandesa de Haia, em uma zona de testes conhecida como Fazenda do Mar do Norte.

"Além de eliminar o problema de falta de terra, há vários outros benefícios para a construção no mar, semelhante àqueles em energia eólica", disse o especialista em energia solar Wilfried van Sark, da Universidade de Utrecht, que está envolvido no projeto.

Há mais sol no mar e há o benefício adicional de um sistema de resfriamento para os painéis, que aumenta a produção em até 15%.
Wilfried van Sark, especialista em energia solar da Universidade de Utrecht

Os painéis serão ancorados entre turbinas eólicas já existentes e conectados aos mesmos cabos, transportando energia eficientemente para os consumidores finais.

Van Hoeken disse que espera que a energia solar em alto-mar seja eventualmente mais barata do que as fontes de energia eólica.

Dicas para economizar energia

UOL Notícias