IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Evo usa discurso na Cúpula das Américas para defender Lula

14/04/2018 15h18

Por Lisandra Paraguassu

LIMA (Reuters) - O presidente da Bolívia, Evo Morales, usou discurso na plenária presidencial da Cúpula das Américas para defender o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso há uma semana em Curitiba, condenado por lavagem de dinheiro e corrupção passiva.

"Irmão Lula, não se pode encarcerar a consciência de um povo. Foi dito textualmente, não existe provas contra Lula, mas convicções", disse Evo.

Ao falar na plenária da Cúpula em nome do governo cubano, o chanceler Bruno Rodríguez também defendeu Lula, a quem chamou de "preso político". "Demandamos sua libertação", disse Rodríguez.

Morales defendeu Lula diversas vezes em sua conta no Twitter desde a prisão do ex-presidente. "Eleição sem Lula é fraude, prisão sem julgamento justo e sem provas é um crime. O Brasil sofre seu pior golpe contra a democracia", escreveu Evo no dia da prisão de Lula.

O presidente boliviano também usou seu discurso para atacar os Estados Unidos, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e defender a Venezuela.

"Temos que dizer com toda clareza: a principal ameaça contra a democracia, contra a paz, a liberdade, contra a mãe terra, é o governo dos Estados Unidos. Não tenho medo de dizer publicamente", disse. "Nosso irmão Maduro não está sentado conosco por pressão dos Estados Unidos. A OEA deve decidir se é um instrumento de organização ou um instrumento de exclusão, um marionete de um poder neocolonial".

(Reportagem de Lisandra Paraguassu)