IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Farmacêutica BenevolentAI é avaliada em US$2 bi após captação de recursos

19/04/2018 17h01

LONDRES (Reuters) - A farmacêutica britânica BenevolentAI, que usa inteligência artificial para identificar novos candidatos a medicamentos, disse que levantou 115 milhões de dólares em uma rodada de financiamento que avaliou a empresa em 2 bilhões de dólares.

A companhia, que tem mais de 20 remédios em desenvolvimento, planeja usar os fundos para aumentar a escala de suas atividades e ampliar as áreas de doenças em seu foco. Uma parte também irá para outras áreas científicas como materiais avançados, agricultura e armazenamento de energia.

A BenevolentAI cresceu rapidamente desde sua fundação, em 2013, espelhando o crescente interesse da indústria farmacêutica no aproveitamento do poder da inteligência artificial para acelerar a descoberta de medicamentos e o desenvolvimento.

O objetivo é usar supercomputadores modernos e sistemas de aprendizado de máquina para prever como moléculas vão se comportar e qual a probabilidade delas fazerem um medicamento útil, economizando assim tempo e dinheiro com testes desnecessários.

Os sistemas de inteligência artificial já exercem um papel importante em outros setores de alta tecnologia como o desenvolvimento de carros autônomos e software de reconhecimento facial.

"Nós somos pioneiros nesse setor e temos evoluído para uma empresa de desenvolvimento de medicamentos totalmente integrada e capacitada para inteligência artificial, com a capacidade de fornecer medicamentos melhores em velocidades anteriormente inimagináveis", disse o fundador e presidente do conselho da BenevolentAI, Ken Mulvany.

"No fim, isso significa que os pacientes receberão os medicamentos certos, a um custo menor, em menos tempo."

A empresa, com sede em Londres, usa algoritmos para analisar milhões de peças de pesquisa científica e estudos clínicos na busca por possíveis novos medicamentos e novos usos para medicamentos existentes.

(Por Paul Sandle e Ben Hirschler)