PUBLICIDADE
IPCA
0,87 Ago.2021
Topo

Sinval Gama e Jaconias Aguiar são eleitos diretores do ONS

20/04/2018 18h17

Por Rodrigo Viga Gaier

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que foram eleitos nesta sexta-feira, em Assembleia Geral, dois novos diretores para o órgão, que é responsável por coordenar a operação da transmissão e da geração de energia no país.

Sinval Gama comandará a diretoria de Operação no quadriênio 2018-2020, enquanto Jaconias Aguiar ficará à frente da diretoria de Assuntos Corporativos. A posse está marcada para 17 de maio.

Ambos os nomes têm experiências no setor elétrico. Gama é o atual presidente da Chesf, subsidiária da Eletrobras , e Aguiar foi diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Mais cedo nesta sexta-feira, a Reuters publicou com informações de uma fonte que um acordo político costurado de última hora pelo ministro de Minas e Energia, Moreira Franco (MDB-RJ), e pelo deputado federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), alterou um dos nomes apontados anteriormente pelo governo federal.

Até quinta-feira, estava indicado para assumir a diretoria de Assuntos Corporativos o atual assessor da presidência do ONS, Marcelo Prais.

Mas o acordo político colocou de lado o nome de Prais para acomodar Aguiar, afirmou a fonte, que falou sob a condição de anonimato.

Gama e Aguiar ocuparão vagas deixadas por Ronaldo Schuck e Istvan Gardos, respectivamente, cujos mandatos encerraram.

O ONS é uma entidade privada sem fins lucrativos, mas seu estatuto prevê que a indicação de três dos seus cinco diretores, incluindo o diretor-geral, é atribuição do Ministério de Minas e Energia.

Participam da Assembleia Geral para a escolha dos diretores empresas do setor de energia, um representante do ministério e representantes de conselhos de consumidores.

O ONS não comentou a troca do nome indicado pelo governo para a diretoria de Assuntos Corporativos.

(Com reportagem adicional de Marta Nogueira)

PUBLICIDADE