IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Guerra comercial é negativa para a economia diz Williams, do Fed, ao El País

23/04/2018 09h17

MADRI (Reuters) - Uma guerra comercial global teria efeitos econômicos muito negativos, embora ainda seja cedo demais para dizer se tal conflito surgirá, disse o presidente do Federal Reserve de San Francisco, John Williams, em entrevista ao jornal espanhol El País.

Tal guerra comercial destruiria as cadeias de suprimento, levando a um aumento de custos para os consumidores, disse ele. Isso, por sua vez, levaria a uma queda na produtividade e aumentos de preços, afirmou Williams na entrevista publicada nesta segunda-feira.

No entanto, perguntado se vê um risco de uma guerra comercial, ele disse que é cedo demais para dizer.

"A realidade é que não é tão sério como algumas manchetes sugerem. Mas se o conflito aumentar, haverá menos crescimento, mais inflação e menor qualidade de vida em todo o mundo".

A remoção de medidas extraordinárias adotadas por bancos centrais nos últimos anos deve ser claramente comunicada com antecedência, disse ele.

"Deve ser repetido até que as pessoas tenham ouvido o suficiente", disse ele na entrevista publicada em espanhol, acrescentando que qualquer mudança deve ser gradual.

(Por Paul Day)